quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Título Data Compartilhamento
UNIDADE 1 - atividade 1.1= Texto reflexivo 08/08/2011 14:26:22 Totalmente Compartilhado
Texto
Estamos vivendo uma nova cultura de aprendizagem, um momento em que nunca houve tantas pessoas aprendendo tantas coisas ao mesmo tempo. Mas ao mesmo tempo em que se aprende, também se fracassa mais na tentativa de aprender.

Essa nova e suposta sociedade do conhecimento exige que mais pessoas aprendam cada vez mais coisas e que as aprendam de outra maneira, no âmbito de uma nova cultura, de uma nova forma de conceber e gerir o conhecimento.

A partir disso é preciso investir em conhecimento e em aprendizagem para ajudar a transformar essa sociedade, da qual fazemos parte.

As tecnologias da informação estão criando novas formas de distribuir socialmente o conhecimento, elas estão criando uma nova cultura da aprendizagem, que a escola não pode e não deve ignorar.

Atualmente devido às novas tecnologias da informação, a escola, já não é a primeira fonte de conhecimento para os alunos e nem a principal. Sendo assim a escola já não pode proporcionar toda informação relevante, porque esta é muito mais flexível que a própria escola.

A escola deve sim formar cidadãos para uma sociedade aberta e democrática, os quais saibam fazer uso, adequadamente, das novas tecnologias; deve também formar os futuros cidadãos para que sejam aprendizes mais flexíveis, eficazes e autônomos, pois no ritmo da mudança tecnológica e científica em que vivemos ninguém pode prever quais os conhecimentos específicos que os cidadãos precisarão dominar dentro de 10 ou 15 anos.

Em fim, na sociedade da aprendizagem, o grande desafio a ser enfrentado é converter os sistemas culturais de representação em instrumentos de conhecimento, é apropriar-se de novas formas de aprender e de relacionar-se com o conhecimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário